segunda-feira, 30 de julho de 2012

Você faz a diferença

Mais um artigo de John Maxwell para reflexão:
"Você já ouviu alguém dizer: "Atitude é tudo"? Bem, parece ser verdade, mas infelizmente não é assim que as coisas funcionam.
Se você tivesse perguntado a mim sobre a importância da atitude há 20 anos atrás, eu teria dito: "Sua atitude é a única diferença entre o sucesso e o fracasso. Você é apenas um sonho longe do sucesso!". Naquela época, eu achava que, se você acreditasse, poderia alcançá-lo, e tudo o que tinha de fazer era dar um jeito para as coisas acontecerem.
Encontramos esse mesmo princípio presente em nossas igrejas, determinando a atitude de muitos cristãos. Ancorados em sua "atitude de fé", eles pensam ser capazes de fazer qualquer coisa: pregar, cantar, ensinar, ministrar, etc. Mas é ilusória a promessa de que atitude é tudo. Na verdade, se você acreditar que atitude é tudo, isso de fato poderá mais machucá-lo do que ajudá-lo. Se assim fosse, então a única coisa que separaria a minha carreira da de um cantor bem-sucedido seria eu acreditar que posso cantar. Mas, acredite, há outro fator que se interpõe em meu caminho: TALENTO. Você pode realmente desejar de todo o coração cantar para Deus, mas dificilmente chegará a ser um Marcos Witt, ganhador de dois prêmios Grammy. Você pode realmente desejar ser um pregador, mas talvez nunca chegue a ser como Billy Graham.
 
Então, há algum valor em ter uma boa atitude? Claro que sim! É a atitude que faz a diferença! Atitude não é tudo, mas pode fazer uma grande diferença em sua vida.

 
Marcos Witt, por exemplo, não somente dedicou-se ao estudo de piano e canto por anos para desenvolver seu talento, mas também teve atitudes que fizeram a diferença entre ele e os demais garotos que estudaram com ele no mesmo conservatório.

 
Você precisa descobrir o que a atitude pode e o que ela não pode fazer por você, e como você pode fazer dela uma qualidade para melhor servir onde você foi chamado. A atitude é como um sentimento interior que se expressa pelo comportamento exterior. As pessoas sempre projetam no exterior o que sentem no interior. Algumas pessoas tentam encobrir sua atitude e podem enganar os outros por um bom tempo. Mas essa "capa" não dura muito tempo. A atitude sempre vem à tona. Por isso, não importa quão talentoso você seja, sua atitude sempre revelará se você realmente deseja aplicar seus talentos para servir à causa de Cristo.

 
Sua atitude é como o pincel da mente; é ela que dá cor a cada aspecto de sua vida. Ela pode pintar tudo de cores claras e brilhantes, criando uma obra-prima, ou transformar tudo em algo escuro e sombrio. Você certamente conhece algum cristão inteligente e talentoso, que em lugar de acreditar que Deus pode usar sua vida para impactar sua nação, entregando-se de forma apaixonada e cheia de fé ao seu chamado, prefere enterrar-se em uma atitude conformista. Também conhece o irmão cheio de fé e entusiasmo, que sem qualquer habilidade esforça-se para impactar essa mesma nação. Raro é encontrar o cristão que usa seus talentos para impactar a nação, motivado por uma atitude de fé e ousadia.

 
Antes de começar a questionar por que vemos atitudes tão diferentes entre nós, lembre-se: todos somos diferentes. Cada pessoa nasce como um ser único. Todos somos tão diferentes quanto nossas impressões digitais. Até gêmeos que são geneticamente idênticos têm personalidades distintas. E seu tipo de personalidade, seu "jeito natural", tem influência direta sobre sua atitude. Mas isso não quer dizer que você esteja preso à sua personalidade, de maneira alguma. Mas sua atitude certamente sofrerá o impacto dela.

Sua atitude pode ser determinada por diferentes fatores, tais como sua personalidade, o ambiente ao qual você foi exposto enquanto crescia, palavras positivas ou negativas que você pode ter ouvido ao longo de sua vida, a imagem que você tem de si mesmo, sua maneira de pensar, e as escolhas que você faz.
 
Portanto, para mudar sua atitude, você precisa trabalhar essas áreas em sua vida, pois é a atitude que separa os melhores do restante. É ela que separa o medalhista de ouro do medalhista de prata nas olimpíadas; é ela que separa o empresário de sucesso daquele que não tem sucesso; é ela que faz a diferença entre aqueles que levantam suas mãos durante o apelo na pregação do domingo, e os que voltam para suas casas da mesma maneira; é ela que faz a diferença entre os que se sentam nos bandos das igrejas por anos a fio, apenas recebendo, e os que se levantam para dar suas vidas em prol do Reino.

 
É a atitude que separa o jovem rico, do cego sentado à beira do caminho.
A atitude não pode fazer tudo sozinha, mas irá ajudá-lo a superar obstáculos enquanto você procura aperfeiçoar seus talentos. Para mudar sua vida, você deve optar por assumir a responsabilidade por sua atitude e fazer o possível para que suas escolhas sejam bem sucedidas.
Sua atitude realmente pode vir a fazer diferença. Só depende de você.
"

segunda-feira, 23 de julho de 2012

"Como acrescentar valores aos outros

'Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo'   (Mateus 4:23)
Quando as pessoas pensam em você, elas dizem para si mesmas: 'Minha vida é melhor por causa daquela pessoa'? A resposta delas provavelmente responde se você está acrescentando valor a elas.

Para obter sucesso pessoal, você deve tentar ajudar os outros.
É por isso que Zig Ziglar diz: 'Você pode ter tudo o que quiser na vida se ajudar os outros a terem o que querem'.
Como você faz isso?
Como você tira o foco de si mesmo e começa a acrescentar valor aos outros?
Você pode fazer isso:
Colocando os outros em primeiro lugar em seus pensamentos;
Procurando descobrir as necessidades dos outros;
Atendendo a estas necessidades com excelência e generosidade. "



Este é um texto que eu gostaria de ter escrito. Diria que vai além do âmbito pessoal, religioso e espiritual; toca a essência da QUALIDADE profissional, seja qual for a área de atuação - uma receita fantástica para o sucesso!
Parabéns ao autor: John Maxwell.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Para Refletir:


“O caminho para realização do propósito

de vida não é sempre fácil.

Às vezes, parece que os outros nos atrapalham

mais do que ajudam. Mas, se aceitarmos

cada momento como perfeito e se

conservarmos os olhos abertos para as

oportunidades, as portas certas se abrirão

no tempo certo.

E estaremos prontos.”

(Deepak Chopra)

terça-feira, 19 de junho de 2012

A Fé Faz o Herói

O impossível é pra quem não tem um sonho
e não crê que pela fé tudo é capaz
Inalcançável é pra quem não tem o dom
de transformar desejos em pontes pra chegar
(Refrão)
Diga pra vida eu sou mais eu
Diga pro alvo aí vou eu
Flecha veloz nas mãos de Deus
Vá em frente o mundo é seu
Pois é a fé que faz o herói
Olha pra dentro de você
só realiza quem constrói
a gente nasce pra vencer
Imbatível
É quem faz de cada luta
um degrau pra fortalezas alcançar
Invencível
É quem nem pensa em desistir
Faz dos espinhos trampolins pra chegar lá
(Refrão)
Diga pra vida eu sou mais eu
Diga pro alvo aí vou eu
Flecha veloz nas mãos de Deus
Vá em frente o mundo é seu
Pois é a fé que faz o herói
Olha pra dentro de você
só realiza quem constrói
a gente nasce pra vencer
O pódium é sim o teu lugar
Mira no alvo então pra conquistar
O pódium é sim o teu lugar
Seja a flecha que vai a um lugar ao sol
(Refrão)
Diga pra vida eu sou mais eu
Diga pro alvo aí vou eu
Flecha veloz nas mãos de Deus
Vá em frente o mundo é seu

Quem quiser curtir o clipe de Jamily cantando:
acesse aqui!

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Campanha do Amor

Você conhece este homem? 
Pode-se dizer que é um servo de Deus, um Anjo, um trabalhador em prol do próximo... um exemplo de gente do bem!
Este é - como conhecido - Irmão Luiz Lima.
Ele é líder de uma das campanhas mais belas que já pude conhecer. Uma verdadeira Campanha do Amor...
Confira:

" Dei esta manhã o meu giro habitual e, com o coração amargurado, venho dizer-vos: Oh! meus amigos, que de misérias, que de lágrimas, quanto tendes de fazer para secá-las todas! Em vão, procurei consolar algumas pobres mães, dizendo-lhes ao ouvido: Coragem! há corações bons que velam por vós; não sereis abandonadas; paciência! Deus lá está; sois dele amadas, sois suas eleitas. Elas pareciam ouvir-me e volviam para o meu lado os olhos arregalados de espanto; eu lhes lia no semblante que seus corpos, tiranos do Espírito, tinham fome e que, se é certo que minhas palavras lhes serenavam um pouco os corações, não lhes reconfortavam os estômagos. Repetia-lhes: Coragem! Coragem!” (Cáritas – 1861 - E.S.E. Cap. XIII, item XIII).

Se assim como Cáritas, mesmo depois de cento e quarenta e cinco anos, dermos um giro pela nossa comunidade, pelo nosso bairro, pela nossa cidade, nosso país ou até mesmo pelo mundo, teremos a mesma sensação: quanto há por fazermos pelos menos favorecidos! A consciência cristã nos leva a amar o nosso próximo como a nós mesmos e a fazer por eles o que gostaríamos que eles fizessem por nós. Desta forma, a luz do bem em ação deve ser forte e permanente para aliviar a escuridão do sofrimento.

Há 28 anos, numa comunidade chamada Tejucupapo, em Goiana – Pernambuco, região que sobrevive do manguezal e onde a fome e a miséria predominam nas famílias, eis que uma senhora chega em uma residência pedindo auxílio para outra família que se encontrava em pior situação que a dela, encontrando almas caridosas que se dispuseram a ir até o local para avaliar as reais necessidades e assim poder dar o melhor de si por ela. Lá chegando, encontraram uma senhora cega, com cinco filhos pequenos e raquíticos e o marido paralítico. Olharam em volta e viram que se alojavam num barraco sem móvel, deitados sobre palhas no chão de barro socado, típico da região. A vizinhança também em situações deploráveis de miséria e abandono pelos governantes locais. Voltaram, tiraram de sua dispensa o que puderam, pediram de porta em porta aos mais afortunados e conseguiram juntar 13 cestas básicas, além de colchões, lençóis e outras coisas para aliviar o sofrimento daquelas famílias. Mais tarde, como num sonho, eis que aparece uma entidade segurando a mão de duas crianças dizendo: “é pra nós cuidar”.....assim, inicia-se a vivência do amor para a família que abraçou o trabalho e cresceu junto com ele. Já faz vinte e oito anos que lutam para minimizar a fome, a doença, a ignorância e a falta de Cristo no coração daquelas pobres criaturas.

Assim, o União Espírita Kardecista da Mirueira (UNESKA), localizado à Av. João Paulo II, nº 94 na Mirueira - Paulista - Pernambuco, presidida pelo patriarca da família que ajudou as 13 famílias em questão, nos seus 36 anos de existência, com muito esforço, trabalho e apoio de pessoas que se comovem com a causa, vem fazendo acontecer há 28 anos esta Campanha de assistência a famílias carentes do município de Tejucupapo - Goiana – Pernambuco. A Campanha já chegou a atingir a distribuição mensal de  280 cestas básicas , enxovais de bebê, remédios, roupas e calçados, além de aulas de evangelização e palestras sobre higiene e saúde com a ajuda de voluntários da área de saúde.

Hoje, com dificuldades  e com o coração partido por não poder atender a todos, com a crise financeira que atinge a todos os brasileiros, tem o compromisso com apenas 180 famílias, e isso sem contar com a ajuda de padrinhos, ou  políticos, ou instituições. É a força e a coragem dos seres que se desdobram em pedágios e campanhas do kilo todo final de semana (sábados e domingos) para vivenciar o amor e a fraternidade, construindo a paz e a felicidade através do ato de “pedir”.

Também acontecem duas grandes campanhas por ano onde mais de 500 cestas são distribuídas: uma é no natal e a outra é a Campanha das Crianças no mês de Outubro que requer um esforço maior já que começam a arrecadar brinquedos no começo do ano e com relação à Campanha de natal contam com a pré-disposição das pessoas nesta época do ano que ficam mais vulneráveis e sensibilizadas para a caridade.

Absorvendo essas vibrações e lutas, eis que surge o Grupo Musical Espírita Voz e Caridade, em princípio, com o intuito de levar alegria e conforto a esses corações sofridos, mas posteriormente também como fonte de renda através das vendas de seus cds. É a família UNIÃO, recebendo as bênçãos dos céus e crescendo, agora também com a arte que educa e edifica as virtudes.

O UNESKA e o Voz e Caridade esperam todos de boa vontade que queiram se engajar na campanha por um mundo melhor, “onde haja o amor verdadeiro, esperança e paz dentro de cada coração”.  A união faz a força, o bem não pode ficar omisso. Trabalhemos com o Cristo, é preciso.

Fraterno abraço,

UNIÃO ESPÍRITA KARDECISTA DA MIRUEIRA e GRUPO MUSICAL ESPÍRITA VOZ E CARIDADE "
(Texto publicado na íntegra)

Se você sentiu-se tocado e quer ajudar, deixe seu comentário com seu nome e contato.

Os CDs do Grupo Voz e Caridade também podem ser adquiridos neste blog por R$10,00 (+ frete); toda a renda é revertida para esta Campanha. Deixe seu comentário com nome e contato.
E se desejar mais informações sobre este Grupo, acesse o blog http://vozecaridade.blogspot.com.br/


E se você também conhece alguém que faz a diferença em nossa sociedade, independente do tipo de religião, envie o seu exemplo de figura 'do bem' para que possamos divulgar e incentivar mais ações como esta!

Obrigada e até a próxima!
Rita Cerqueira

domingo, 27 de maio de 2012

Vivendo, Amando e Aprendendo...

Leafar tem uma irmã que perdeu a construída família por meio do divórcio. Ela não suportou não conseguir manter a harmonia e respeito na relação. Foi o fim.
Leafar é casado e tem filhos. Leva uma vida de altos e baixos, tempestades e calmarias, como todo relacionamento. Vida a dois não é fácil, pois são dois mundos com diferentes experiências vividas, dois mundos com pensamentos, genética e até cultura diferentes que se juntam para conviver e tentar executar o primeiro mandamento de Deus: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo". Difícil... Muitas vezes colocamos o outro acima de tudo e todos, inclusive de Deus. Então já deixamos de cumprir essa lei Divina. E amar o outro como a si mesmo? Praticar o amor incondicional, aceitar e respeitar as diferenças, perdoar os erros e as ofensas... como é complicado!
Já li em algum canto que os barcos ficam mais seguros quando estão nos portos, mas não foi para isso que foram feitos os barcos...
Penso que assim somos nós. Ficamos mais tranquilos e sem estresse quando seguimos sozinhos, sem construir família. Mas foi para isso que fomos feitos? Estaremos seguindo os princípios Cristãos dessa forma?
Voltando a Leafar e a irmã dele...
Após a separação ela foi passar uns dias na casa do irmão até conseguir se organizar. Lá ela presenciou cenas de convívio entre marido, mulher e filhos. Turbulências. Nada de águas paradas.
Após arrumar sua vida material e estar em seu próprio lugar, fez um comentário a respeito do clima da casa do irmão que achou ser pesado e incômodo para aturar. Criança chorando, fazendo bagunça, mãe brigando para educar, marido nervoso, esposa chorando...
Volto ao primeiro ensinamento de Deus...
Como aprender a amar a Deus a ao próximo senão vivendo? Não será a vida a principal escola Cristã? É muito fácil viver só, porém nada construtivo emocionalmente. Para aprender a lidar com as emoções e sentimentos, reformar valores e atitudes é necessário experimentar, conhecer, viver!
Quem será que amadurece mais? Pessoas do tipo Leafar ou pessoas do tipo irmã dele? Quem cresce mais como pessoa e espírito? Vale a pena construir família? Vale se estressar e viver em uma montanha russa? Opa... acho que estou esquecendo de falar dos momentos de plenitude que só encontramos no amor incondicional. Quando temos filhos nos aproximamos mais de Deus, porque vivemos na raiz o amor Ágape. Quando casamos, somos levados a prestar atenção no próximo, com todas qualidades e defeitos; temos que aprender a conviver, relevar e perdoar. Nasce o sentimento de cuidar e ser cuidado - também é pleno...
Amar e saber ser amado é um aprendizado e só podemos estar nessa escola se vivermos...
Bem, eu escolho o Amor porque por meio dele me sinto plena e aprendo a ser Cristã.
E você???

terça-feira, 22 de maio de 2012

Nunca Pare de Lutar

"Em tempo de guerra, nunca pare de lutar..."
Gostei dessa música! Segue a letra abaixo e o link para quem quiser conferir o clipe. É de Ludmila Ferber.

http://letras.terra.com.br/ludmila-ferber/417362/

Nunca Pare de Lutar

Ludmila Ferber

O que vem pra tentar ferir
O valente de Deus
Em meio às suas guerras?
Que ataque é capaz
De fazê-lo olhar pra trás
E querer desistir?
Que terrível arma é
Usada pra tentar paralisar sua fé?
Cansaço, desânimo
Logo após uma vitória
A mistura de um desgaste com um contra-ataque do mal
A dor de uma perda, ou a dor da traição
Uma quebra de aliança, que é raiz da ingratidão
Se alguém está assim, preste muita atenção
Ouça o que vem do coração de Deus:
Em tempos de guerra, nunca pare de lutar
Não baixe a guarda, nunca pare de lutar
Em tempos de guerra, nunca pare de adorar
Libera a Palavra, profetiza sem parar
O escape, o descanso, a cura
A recompensa vem sem demora

domingo, 4 de março de 2012

Um prato de comida lhe faz feliz?

Hoje li um comentário de uma amiga sobre o marido dela que dizia: "...ele é do tipo que fica feliz com um belo prato de comida..." e eu respondi para ela: "...o meu marido também muda de humor com uma boa comida (de preferência feijão!) kkkk..." Após a troca de comentários parei para refletir a respeito e percebi a profundidade das afirmações.
Será que os homens são mais simples que as mulheres?
A objetividade  X  as 'complicadas e perfeitinhas'?
Somos mais complexas mesmo?
Bem, não sei se é uma questão de ser homem ou mulher, mas com certeza está relacionado a saber viver.
Já parou para pensar sobre o que lhe faz feliz?
Que tal então parar agora e lembrar de momentos de alegria? Qual situação apareceu mais vezes em sua memória elevando seu bem estar? Os momentos com a família? As partidas de futebol? Os domingos na igreja? Bons pratos de comida? Conquistas? Dinheiro? O quê? O quê lhe faz feliz?
Você consegue contemplar o céu por mais de 5 minutos?
Descobrir o que nos motiva parece estar ligado ao alimento sim, mas ao alimento de nossa alma. Comer bem. Viver bem. Comer gostoso. Viver gostoso. Consegue sentir prazer nas pequenas coisas?

Parece papo de maluco, mas conhecer o que nos alimenta nos torna pessoas felizes. E não é isso o que todo mundo quer? E é tão simples...
Ninguém pode comer por você, por isso não dependa de ninguém para ser feliz.
É você e só você quem pode alimentar a sua alma.
Descubra qual é o seu prato predileto e delicie-se.
Ficamos felizes quando fazemos o que gostamos e isso ninguém pode fazer por nós. É uma necessidade fisiológica...acredite! Portanto, tire agora a sua felicidade das mãos de outras pessoas e alimente-se bem!
Seja feliz com um prato de comida!
DESCUBRA o que gosta de fazer, FAÇA o seu cardápio e SIRVA-SE...

Rita Cerqueira